Com grandiosas araucárias, Santo Antônio do Pinhal, cercada pela Serra da Mantiqueira, é uma das cidades mais atraentes do interior paulista. Localizada a 172 km de São Paulo, reserva aos visitantes um clima tropical, ar puro e sossego, principalmente para quem gosta de caminhar tranquilamente pelo centrinho, sem a correria do dia a dia das grandes metrópoles. Com muitas possibilidades, o local reserva uma visita à antiga Estação de trem Eugênio Lefèvre e ao famoso Ateliê de cerâmica, que vem se consolidando como um dos mais refinados da região pela excelente qualidade dos produtos e confecção de peças delicadas. Por suas características culturais, históricas e geográficas, Santo Antônio do Pinhal é um autêntico paraíso para aqueles que apreciam turismo rural. Praticar esportes radicais, percorrer trilhas ecológicas e saborear a cachaça produzida em alambique artesanal são algumas das atrações. Para os aventureiros, uma subida no Pico Agudo, de onde decolam os praticantes de voo livre, ou simplesmente contemplar as montanhas, a fauna e a flora preservadas. Sua arquitetura tem influência da cultura europeia e oriental, comunidades presentes na região, criando uma atmosfera bucólica e romântica para os visitantes.
No centro da cidade, os turistas terão muitas opções, desde trilhas até lojinhas de presentes, mas vamos começar em um dos pontos turísticos mais procurados que é a antiga Estação de trem Eugênio Lefèvre, ainda em atividade, e é uma verdadeira relíquia da história ferroviária do Brasi, ligando Pindamonhangaba, Santo Antônio do Pinhal e Campos do Jordão em um pitoresco passeio de trem. Lá é possível tomar um delicioso café e provar o famoso bolinho de bacalhau. A poucos metros da estação, dá pra visitar o Mirante Nossa Senhora Auxiliadora, situada em um dos pontos mais altos da Serra da Mantiqueira, de onde se pode contemplar todo o Vale do Paraíba com vista panorâmica para três cidades: Taubaté, Pindamonhangaba e Tremembé. Em homenagem à colônia japonesa, a Praça do Artesão, possui jardins japoneses, e é possível adquirir artesanato local, vendido nos finais de semana em barracas que dão o nome à Praça. Parte de um dos cartões-postais, o Pico Agudo, fica a 1.700 metros de altitude, com uma visão de 360 0 , com rampa de voo livre. É um passeio indispensável pra quem busca esportes de aventura. Mas além do voo livre, Santo Antônio do Pinhal também é o destino ideal para quem procura por trilhas, cachoeiras, arborismo, rapel, cascading, mountain bike, velocross, passeio off-road, entre tantas outras modalidades esportivas que colocam o visitante em contato direto com a natureza, sem perder a comodidade e a segurança de quem procura aventuras mais seguras. Outro local bastante procurado é o Mirante do Cruzeiro, ele fica a 1.100 metros de altitude, de onde se pode avistar toda a cidade. Neste roteiro, não pode ficar de fora o Ecco Parque Jardim dos Pinhais, primeiro parque de jardins temáticos do Brasil, que tem a natureza como sua atração principal. No Empório da Serra é possível adquirir produtos locais, como o mel, artesanatos e lembranças da cidade. E por fim, A Bodega, com uma coleção de 40 tipos de cachaças feitas artesanalmente em tonéis de carvalho para degustação e venda. Telefone Secretaria Municipal de Turismo e Cultura (12) 3666-2595 – Agência de Receptivo Pico Agudo Sports (12) 3666-2105 e 99157-1000 www.picoagudosports.com.br
Localizado no centro de Santo Antônio do Pinhal, o Restaurante Donna Pinha tem uma atmosfera agradável, um ambiente acolhedor, envolto pela beleza exuberante da Serra da Mantiqueira. É lá que o visitante poderá desfrutar de uma imensa variedade de rótulos de vinhos da região. O ambiente conta com piano e música ao vivo. Em seu cardápio, o verdadeiro sabor da montanha, como ervas, folhas e hortaliças. Sempre privilegiando o pequeno agricultor local. Dependendo da temporada, o restaurante prepara um cardápio com frutas da época, com destaques para as trutas, pinhões, frutas vermelhas, cogumelos, alcachofras e as fondues. A linguiça de truta, servida na pedra, é uma ótima opção de entrada. O couvert oferece pão de fermentação natural feito na casa, com oito tipos de patês. E aos que não resistem a uma carne, o Medalhão Donna Pinha, com pinhões al dente. Av. Antônio Joaquim de Oliveira, 647 - Centro – Santo Antônio do Pinhal – SP – (12) 3666-2669 contato@donnapinha.com.br
No quesito hospedagem a Pousada Quatro Estações de Pinhal, é aconchegante e intimista. Os chalés são distantes uns dos outros para preservar a privacidade dos hóspedes, muitos com vistas para as montanhas, banheira de hidromassagem e teto solar retrátil. O café da manhã é bastante variado, e os produtos são produzidos dentro da própria pousada ou por produtores da Serra da Mantiqueira. Na pousada, o pet é bem-vindo. Outro diferencial é o restaurante Bistrô Seu Beneditú, que fica dentro da pousada, aberto ao público em geral, possui gastronomia local, utilizando ingredientes orgânicos produzidos na cidade e na Serra da Mantiqueira. O Bistrô está aberto diariamente, das 12h30 às 16h para almoço e das 19h às 22h para jantar. Para mais informações e reservas acesse www. pousada4estacoesdepinhal.com.br ou ligue (12) 3666-2260 ou WhatsApp (12) 99198-0944.
Os melhores períodos são: janeiro, fevereiro, junho, julho e dezembro, podendo desfrutar de um cenário de montanhas, além de aproveitar a gastronomia regional e tradicional, ocupada por bons restaurantes.
De carro, saindo de São Paulo ou Guarulhos, seguindo pela estrada Carvalho Pinto/Ayrton Senna ou Rodovia Presidente Dutra (BR-116). Já do Rio de Janeiro, acesso pela Rodovia Presidente Dutra, altura do KM 118. De ônibus, partindo do Terminal Tietê/São Paulo, em direção a Campos do Jordão. No Rio de Janeiro, a empresa Sampaio faz esse itinerário. De São Paulo, o aeroporto de Guarulhos é a melhor opção, o aeroporto mais próximo é Campos do Jordão, aliás, numa distância de 20km de Santo Antônio do Pinhal.
Você também pode gostar de ler nosso texto sobre dicas de o que fazer em Miami. Saiba mais!