CapaCultura e Entretenimento
Remake de Renascer já começa com polêmica

Remake de Renascer já começa com polêmica

A novela Renascer, sucesso de 1993 da TV Globo, possui similaridade com a atual trama Terra e Paixão, do horário nobre da emissora.
Remake de Renascer já começa com polêmica
Publicado em:
25/7/2023
Atualizado em:
14/8/2023

No início do ano, a TV Globo anunciou oficialmente que irá produzir o remake da novela “Renascer”, sucesso de 1993, escrita por Benedito Ruy Barbosa, para ir ao público na faixa das 21h, em 2024. E não para por aí. O projeto será encabeçado por Bruno Luperi, neto do autor que também comandou a releitura de Pantanal em 2022. Vale ressaltar que em meio ao sucesso de “Todas as Flores”, João Emanuel Carneiro foi alvo de uma encomenda por parte da emissora. O remake de Renascer ganhou espaço no canal carioca justamente por conta do sucesso de Pantanal, que dominou a programação da TV aberta no ano passado.

Polêmica e possível mudança

Contudo, ao contrário do planejado, uma mudança foi pensada pela direção. Logo após Tony Ramos usou um dos eventos mais importantes da mídia nacional e anunciou a chegada de Renascer para janeiro de 2024, sendo a substituta de “Terra e Paixão”, a alta cúpula da Globo olhou para a sua história e um ponto de atenção se destacou. Em nenhum momento duas novelas rurais com o mesmo tema foram exibidas no horário nobre. Por isso, de acordo com as informações do jornalista Flávio Ricco, do R7, “O Grande Golpe”, de Ricardo Linhares e Maria Helena Nascimento, entrou na discussão para ser a possível trama substituta de Terra e Paixão. Uma parcela da direção votou contra a ideia, mas virou a primeira opção. Nas últimas semanas, saiu a informação que os autores reescreveram os primeiros capítulos após pedido da diretoria da emissora líder de audiência. Até meados de maio, a Globo não falou nada oficialmente sobre uma possível mudança na fila das novelas do horário nobre. Aguardemos as cenas dos próximos capítulos.

História de Renascer

A trama original acompanha a história de José Inocêncio (Leonardo Vieira/Antonio Fagundes), um poderoso fazendeiro da zona cacaueira de Ilhéus, na Bahia, ao longo de duas fases. Seu grande amor é Maria Santa (Patrícia França), com quem tem quatro filhos: José Augusto (Marco Ricca), José Bento (Tarcísio Filho), José Venâncio (Taumaturgo Ferreira) e João Pedro (Marcos Palmeira). Inocêncio tem uma péssima relação com o caçula João Pedro, já que Maria Santa morreu durante o parto do menino. O ódio se acirra na maturidade quando o pai se apaixona por Mariana (Adriana Esteves), a namorada de João Pedro. Inocêncio tem dois inimigos: Belarmino (José Wilker), avô de Mariana que foi assassinado misteriosamente, e Teodoro (Herson Capri), seu vizinho com quem tem uma disputa por terras.

Klara Castanho é cotada para papel importante

Klara Castanho pode voltar às novelas após oito anos em 2024. Caso aceite fazer parte do elenco, a atriz de 22 anos vai viver Mariana, papel de Adriana Esteves no original.