Se tem um produto que não pode ficar de fora do nécessaire é o ácido hialurônico. Item primordial pra quem quer manter a pele saudável, especialmente durante as baixas temperaturas em que a pele fica mais ressecada e com aspecto áspero. O ácido hialurônico é um ativo poderoso que ajuda a salvar a pele, um dermocosmético que promove preenchimento de rugas e linhas de expressão, ou seja, atua no combate do envelhecimento precoce da pele.
Por isso, o Dr. Maurizio Pupo, farmacêutico especialista em cosmetologia e CEO da ADA TINA, reuniu 7 mitos e verdades sobre o componente.
“O ácido hialurônico é uma molécula naturalmente presente em nosso corpo, principalmente na pele e nas articulações e desempenha um papel importante na hidratação e elasticidade da pele, bem como na lubrificação das articulações”, explica. O especialista ainda ressalta que a substância tem capacidade de reter grandes quantidades de água, ajudando a manter a pele hidratada e preenchida. “No entanto, com o envelhecimento, a produção diminui, o que pode levar a uma pele mais seca, ao surgimento de rugas e flacidez”, explica.
MITO: O ácido hialurônico é uma substância natural produzida pelo nosso corpo. É encontrado em nossas articulações, tecidos conjuntivos e, principalmente, na nossa pele. É altamente compatível com o nosso organismo, o que o torna um ingrediente seguro e eficaz para uso em cosméticos e procedimentos estéticos.
MITO: O ácido hialurônico pode ser utilizado por pessoas de todas as idades e tipos de pele. Ele é frequentemente usado em produtos dermocosméticos para hidratar e suavizar a pele. Também é usado em procedimentos estéticos para preencher as áreas onde há falta de volume, como as maçãs do rosto e os lábios.
VERDADE: Essa substância pode ser usada em todos os tipos de pele, como as peles oleosas, secas, normais e sensíveis. Ele é um ingrediente seguro e eficaz que ajuda a hidratar e suavizar a pele, além de promover a produção de colágeno.
MITO: O ácido hialurônico é um ingrediente não comedogênico, o que significa que não obstrui os poros e não causa acne, ajudando a equilibrar a produção de óleo na pele, mantendo-a hidratada sem deixá-la oleosa.
VERDADE: Embora o ácido hialurônico seja frequentemente utilizado em procedimentos faciais, ele também pode ser usado em outras partes do corpo, como as mãos e os pés, restaurando a hidratação e o volume perdidos.
MITO: A aplicação deste ingrediente pode ser feita por meio de cremes, séruns e até protetores solares que possuem este ativo. E este é um procedimento acessível e seguro, comparado aos demais procedimentos estéticos da mesma finalidade, pois é um procedimento reversível, onde o ácido hialurônico é reabsorvido no organismo em 1 ou 2 anos.
VERDADE: Por ser um ativo com alto potencial hidratante, o ácido hialurônico contribui não só com a redução das olheiras, mas na melhoria geral da aparência ao redor dos olhos. Disponíveis no mercado, o Dr. Maurizio Pupo esclarece sobre diferentes finalidades de alguns produtos que possuem ácido hialurônico. “Os consumidores podem inserir o uso do ácido hialurônico de diferentes formas em sua rotina de skincare. O Hyaluronic Bio Solution é uma loção tonificante rica em ácido hialurônico de alta permeação, com textura muito leve e que não deixa a pele oleosa, podendo ser usada diariamente por todos os tipos de pele”, afirma. “Outra opção é o Hyalo 90, que é um sérum de ácido hialurônico preenchedor, rico em micropartículas deste ativo que penetram mais de 90% da pele, atuando com grande eficácia no tratamento anti-idade e no preenchimento de rugas. Já o Biosole Hyal FPS 60, é um protetor solar com ácido hialurônico que, além de promover alta proteção solar, ainda possui ação anti-idade e rejuvenescedora, combatendo até 12 tipos de rugas”, finaliza o especialista.